segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RELATÓRIO CONCORD: DIÁLOGO ENTRE DELEGAÇÕES DA UE E AS OSC TEM AUMENTADO, MAS PODE SER MELHORADO

A CONCORD - Confederação Europeia de ONG divulgou esta semana um relatório sobre a relação entre as Delegações da União Europeia (DUE) nos Países em Desenvolvimento e as Organizações da Sociedade Civil (OSC), que conclui que se verifica uma evolução positiva no diálogo entre as duas partes, porém essa relação deve ser melhorada.

De acordo com a análise, as DUE têm realizado processos de consulta às OSC, embora utilizem esse mecanismo apenas para questões muito específicas, sendo necessária a construção de mecanismos de diálogo mais permanentes que permitam um envolvimento maior da sociedade civil. A CONCORD aponta ainda o dedo à DUE no que diz respeito à partilha de informação sobre oportunidades de financiamento e modalidades de Ajuda ao Desenvolvimento com as OSC, sobretudo com as organizações de base.

Mas as críticas não são apenas dirigidas à União Europeia. O relatório defende que também as OSC devem coordenar-se mais entre si, para facilitar os esforços de melhoria do envolvimento com a UE.

Esta análise baseou-se num inquérito realizado à escala mundial a 229 actores da sociedade civil (desde membros da CONCORD aos seus parceiros), que trabalham em mais de 70 países parceiros; e ainda em entrevistas com representantes das DUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário